sábado, 21 de fevereiro de 2026

OS POVOS ORIGINÁRIOS AFRICANOS

A África reúne, em suas diversas paisagens, fatores que explicam as características e a con figuração dos países e das regiões atuais do continente africano. Muitos grupos étnicos, vindos de diferentes regiões do mundo, ajudaram a constituir a diversidade cultural africana em contextos específicos, de acordo com a região do continente onde se estabeleciam, e criaram modos de viver muito particulares.

Os camitas


Os camitas ocuparam as terras que acompanham todo o curso do Rio Nilo – tanto o baixo Nilo (egípcios) como o alto Nilo, chamados Nilo Azul e Nilo Branco, respectivamente – nas regiões Central-Leste e do Chifre Africano (núbios e somalis), difundindo-se em áreas desérticas, semiáridas e com relevos eólicos e montanhosos, como o planalto etíope. Acredita-se que esse povo tenha dado origem aos povos núbio, somali, etíope e egípcio.
Esses povos fundaram pode rosos impérios, anteriores ao domínio romano. Durante séculos, disputaram o controle da região oriental da África, território de comercialização do ferro, recurso fundamental para a produção de artefatos na época.
Esses impérios foram responsá veis por produzir grande parte dos conhecimentos científico e tecnoló gico incorporados, posteriormente, pelo Ocidente. Há grande variedade de técnicas medicinais, arquitetô nicas e de engenharia (presentes nas estruturas geométricas de suas construções, como as pirâmides egípcias), as quais se basearam em avançados conhecimentos matemáticos, químicos, físicos e biológicos.

Os semitas


A origem dos povos semitas remete ao grupo étnico que migrou da Península Arábica (atuais Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos, Omã e Iêmen), da Planície Mesopotâmica (Irã, Iraque, Kuwait e Síria) e Planície Jordânica (Israel e Jordânia) para toda a África setentrional. O grande grupo semita é formado por árabes, cananeus e etíopes, que migraram pelo Estreito de Bab Al-Mandab (Iêmen-Djibuti) em busca de áreas menos conflituosas e propícias ao desenvolvimento agrícola e à instalação de vilas e de cidades.
A ocupação semita na África teve início no século VIII a.C. e intensificou-se após as campa nhas árabes (do século VII d.C. ao X d.C.) para difundir o islã na África, aumentando a influência muçulmana na região, fato ocorrido no contexto da expansão do cristianismo no Mediterrâneo e no centro da Europa.
Tais movimentos foram fun damentais para garantir o controle de áreas estratégicas de mercado, confrontando civilizações situadas no entorno da costa mediterrânea e no portão eurasiático, principal eixo para o fluxo de mercadorias cujo destino era o mundo medieval europeu. A complexidade étnica dos povos semitas compõe a base cultural dos países da chamada África “branca”, com predomí nio do islã, e reúne os países Mauritânia, Marrocos, Argélia, Tunísia, Líbia e Egito.

Os bantos


O povo banto é o maior grupo étnico do continente africano – abrigava cerca de 400 grupos étnicos e se desenvolveu na Bacia do Níger por volta de 2000 a.C. Em sua rota migratória, influenciaram os povos da África desde o sul do Saara até o território da atual África do Sul. Conforme eles se deslocavam pelo continente, influenciavam outros povos.
A expansão do povo banto pode ser dividida em três fases. A primeira aconteceu da Bacia do Rio Níger para a região da Floresta Equatorial na África Central. Na segunda fase, os bantos ocuparam a região leste da África. Na terceira, e última, ocuparam o sul do continente.
As principais atividades desenvolvidas pelo povo banto eram a agricultura, a pecuária e a metalurgia; esses conhecimentos permitiam-lhes dominar outros povos. Com base nessas atividades, estabeleceram assentamentos e comunidades por todo o sul da África.
Países africanos como Nigéria, Camarões, Congo, Angola, Zâmbia, Moçambique, Namíbia, Zimbábue, Tanzânia e África do Sul têm influências culturais e linguísticas dos bantos. No Brasil, tais influências chegam com o processo de colonização.

Nenhum comentário:

A FORMAÇÃO DOS ESTADOS UNIDOS

Entre os séculos XVII e XVIII, os ingleses estabeleceram Treze Colônias próximas à costa atlântica do território que atualmente compõe os Es...