domingo, 22 de fevereiro de 2026

Estados Unidos: independência e expansão territorial

As Treze Colônias declararam independência do Império Britânico em 1776. Sua independência estimulou, es pecialmente no século XIX, outros pro cessos de luta pela descolonização em todo o continente americano. Esses processos contaram com o apoio político dos Estados Unidos, que logo compreendeu que o continente consti tuía uma área de interesses políticos e econômicos que merecia sua atenção e, se necessário, a fim de fazer valer seus interesses, sua intervenção.
A partir da independência das Treze Colônias, o primeiro Estado indepen dente da América foi expandindo seu território em direção ao oeste e ao sul, adquirindo terras de outros povos europeus e autóctones, por meio de compras, negociações e guerras.
Os ideais de liberdade e igualdade daquele tempo se fazem presentes em um documento muito importante para a história dos Estados Unidos: a Declaração da Independência, de 1776. Seu autor, Thomas Jefferson (1743-1826), que mais tarde se tornaria o terceiro presidente estadunidense, conseguiu aprovar o texto no Congresso Continental, em 4 de julho daquele ano. Essa data ainda hoje é comemorada como o Dia da Independência dos Estados Unidos.
A Coroa britânica não aceitou esse documento de Declaração da Independência dos Estados Unidos, o que aumentou ainda mais a crise entre os países, que estavam em guerra desde o ano anterior. O motivo era o aumento de impostos pagos pela colônia estabelecido pela Inglaterra por meio da lei conhecida como Tea Act (Lei do Chá). Esse conflito acabou em 1783, com o reconhecimento da independência dos Estados Unidos pelos ingleses.

Nenhum comentário:

Estados Unidos: atividade industrial

Os Estados Unidos possuem grande importância no mercado mundial de gêneros industrializados. O processo de industrialização dos Estados Unid...