sábado, 15 de novembro de 2025

A ROTA DA SEDA

A Rota da Seda foi um importante marco para o intercâmbio cultural entre o Oriente e o Ocidente, considerando que é o maior e mais antigo registro de um sistema de comercialização. A Rota da Seda se desenvolveu entre os séculos I e XV e se estendia da China às proximidades do Mediterrâneo. Durante esse período, foi o principal elo de transmissão cultural e de mercadorias ao longo da Eurásia.

Durante séculos, a Rota da Seda dinamizou o comércio junto à das Especiarias, abrindo caminhos para os povos da Ásia e da Europa. Eram aproximadamente 8 000 km de estradas entre a então capital chinesa, a cidade de Xian, até o Oriente Médio, que possibilitava a conexão com a região do Mediterrâneo. Os viajantes passavam pelas terras do Afeganistão e do Irã, pelo mar Mediterrâneo, Turquestão e Anatólia, entre outras localidades, onde comer cializavam objetos e alimentos. Também havia a troca de conhecimentos e tecnologias, como a escrita, a navegação, a tecelagem, as técnicas agrícolas, entre outros.

A técnica de produção da seda, criada na China, foi o impulso para o início dessas trocas. De difícil execução, dominada apenas pelos chineses, a tecnologia foi mantida em segredo por um longo tempo. A seda era um artigo luxuoso, que só podia ser comprado por grandes imperadores e famílias ricas associadas à administração dos impérios.

A Rota da Seda teve papel crucial na definição e na transformação das fronteiras ao longo de seu percurso, pois as redes de comercialização eram espaços de disputa entre os povos, com destaque para os impérios Mongol, Romano e Persa. A seda era produzida apenas pelos chineses. Durante três milênios, as mariposas que produziam a seda eram encontradas apenas em território chinês. A produção do tecido nobre, utilizado para fabricação de roupas para serem utilizadas tanto no inverno como no verão, era uma das principais atividades econômicas da China. A importação da seda incentivou a criação de importantes rodas comerciais que conectavam o oeste da Ásia e o oeste da Europa. Entre os séculos I a XV d.C. a Rota da Seda se estabeleceu como a principal rota comercial. 
Atualmente, o governo Chinês pretende restabelecer a Rota da Seda e expandi-la por via marítima, percorrendo o Mar Meridional da China e o oceano Índico, com destino aos países da região do Estreito de Ormuz, expandindo a zona de influência chinesa sobre as rotas comerciais do mundo.

Nenhum comentário:

China: política e desenvolvimento econômico

A China abriga a maior população do mundo. É um país predominantemente rural que se tornou uma das maiores economias mundiais da atualidade ...