O Conselho de Segurança da ONU é constituído por quinze membros, sendo cinco deles permanentes e dez não permanentes. De acordo com a Carta das Nações Unidas, os membros permanentes são: Estados Unidos, Rússia, França, Reino Unido e China. Trata-se do único órgão da ONU que obriga que as decisões elaboradas durante as negociações sejam cumpridas por todos os países envolvidos.
O principal objetivo do Conselho de Segurança é intermediar o diálogo entre Estados envolvidos em conflitos e preservar a paz e a segurança internacionais. Para tanto, o Conselho detém o poder de revelar uma ameaça ou um ato de agressão, além de ter a responsabilidade de reunir as partes compreendidas com o objetivo de encontrar soluções pacíficas e promover relações amistosas.
Em casos de conflitos mais graves, o Conselho de Segurança pode recorrer à aplicação de sanções e intervenções diretas, porém respeitando os direitos humanos como pressuposto fundamental.
A escolha dos dez membros não permanentes é feita todos os anos, durante a Assembleia Geral da ONU. A cada ano, são estabelecidos cinco novos membros, cujos mandatos são de dois anos. A distribuição dos dez assentos é realizada de forma regional.
• Três assentos para países da África.
• Dois assentos para países da Ásia.
• Dois assentos para países da América Latina.
• Dois assentos para países da Europa Ocidental e outros Estados.
• Um assento para países do Leste Europeu.
Nenhum comentário:
Postar um comentário