segunda-feira, 1 de dezembro de 2025

Organizações econômicas internacionais

Além das organizações políticas e militares, o século XX foi marcado pela criação de entidades financeiras que se tornaram importantes atores no cenário econômico internacional. Essas organizações colaboraram intensamente para a consolidação da globalização.
Entre as principais organizações econômicas atuais, destacam-se:

• Banco Mundial – Criado em 1944, durante a Conferência de Bretton Woods, é ligado à ONU, mas possui autonomia para alcançar objetivos próprios. Além dos serviços financeiros, a organização atua fornecendo recursos para projetos de desenvolvimento, assistência técnica e soluções para ajudar os países a enfrentar desafios de diversas ordens.

• Fundo Monetário Internacional (FMI) – Também criado em 1944, durante a Conferência de Bretton Woods, busca promover a estabilidade da economia no âmbito mundial, fornecendo empréstimos aos países em crise. Os recursos do FMI são fornecidos pelos 190 países-membros, com o intuito de promover o crescimento econômico e o comércio internacional. Os empréstimos são concedidos mediante uma série de exigências a serem cumpridas pelos países solicitantes.

• Organização Mundial do Comércio (OMC) – É responsável pelo estabelecimento de um sistema global de regras para a realização das trocas comerciais entre países, com o objetivo de tornar essas atividades um instrumento de melhoria das condições de vida da população. Na prática, tem a função de regulamentar e monitorar os acordos econômicos vigentes e a política comercial de cada membro. Esse órgão tem como base o comércio irrestrito, promovendo a eliminação das formas de protecionismo adotadas por países para favorecer a produção e o comércio local, e atua como intermediador das disputas comerciais.

Nenhum comentário:

China: política e desenvolvimento econômico

A China abriga a maior população do mundo. É um país predominantemente rural que se tornou uma das maiores economias mundiais da atualidade ...