segunda-feira, 1 de dezembro de 2025

A Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan)

A Otan é uma aliança militar formada por alguns países que estavam inseridos no bloco capitalista durante a Guerra Fria. Criada em 1949, por  meio do Tratado de Washington, incluía, inicialmente, doze países-membros: Bélgica, Canadá, Dinamarca, Estados Unidos, França, Reino Unido, Países Baixos, Islândia, Itália, Luxemburgo, Noruega e Portugal.
O objetivo da Otan no momento de sua criação era conter os avanços do bloco socialista e preservar os interesses dos aliados do bloco capitalista na correlação de forças que regia a geopolítica internacional da época.
Como estratégia de defesa, os países socialistas do Leste Europeu se uniram e formaram o Pacto de Varsóvia, em 1955, com a finalidade de criar uma aliança militar em caso de ataques do bloco capitalista, protegendo sua área de influência de invasões.
O fim do Pacto de Varsóvia ocorreu com a dissolução da União Soviética na década de 1990 e colaborou para o estabelecimento de uma série de mudanças na Otan. De lá para cá, a organização ampliou sua área de interesse e passou a intervir em outros continentes e regiões, além da Europa.
Atualmente, a organização é considerada por especialistas como um meio utilizado por grandes potências mundiais para atuar militarmente em locais em conflito, de acordo com os interesses dos países-membros.
Três dos cinco países com assentos permanentes do Conselho de Segurança fazem parte da Otan, porém algumas de suas intervenções são consideradas injustificáveis pela própria ONU.

Nenhum comentário:

China: política e desenvolvimento econômico

A China abriga a maior população do mundo. É um país predominantemente rural que se tornou uma das maiores economias mundiais da atualidade ...