segunda-feira, 17 de novembro de 2025

Movimentos ambientalistas

Simultaneamente ao agravamento dos problemas ambientais, causados principalmente pelo modelo de desenvolvimento da sociedade capitalista in dustrial (baseado no aumento constante do consumo), surgiram vários movi mentos em defesa da natureza. A partir das décadas de 1960 e 1970, essas organizações cresceram e passaram a atuar em diversas causas, como a pro teção da vida silvestre, o combate à poluição e a defesa das florestas e dos ecossistemas ameaçados.

Em geral, os movimentos ambientalistas ou ecológicos atuam por meio das organizações não governamentais, as ONGs, que têm autonomia e independência em relação ao Estado e são formadas principalmente por representantes da so ciedade civil. Os recursos necessários ao funcionamento dessas instituições pro vêm de doações da sociedade civil, de empresas privadas ou do próprio governo. Atualmente, existem milhares de ONGs ecológicas espalhadas pelo mun do, muitas das quais atuam no Brasil, como a Fundação SOS Mata Atlântica, Imazon ou o Greenpeace. Elas desempenham papel fundamental na socieda de, alertando tanto para os riscos ambientais que ameaçam o planeta como para a necessidade de estabelecer uma forma de convivência mais harmônica com a natureza.

Algumas dessas organizações exercem fortes pressões sobre go vernos e empresários, denunciando a falta de compromisso com a cau sa ambiental e protestando contra as empresas poluidoras, que não respeitam as legislações ambientais. Além disso, atuam na educação e conscientização da sociedade sobre questões ambientais.

Nenhum comentário:

China: política e desenvolvimento econômico

A China abriga a maior população do mundo. É um país predominantemente rural que se tornou uma das maiores economias mundiais da atualidade ...