Os domínios morfoclimáticos são áreas em que a combinação dos aspectos e características naturais, como o clima, o relevo, o solo e a vegetação, ao longo do tempo, formou unidades de paisagens de grande extensão territorial.
No Brasil, existem seis grandes domínios e, entre cada um deles, faixas de transição que podem ter características próprias ou uma combinação entre os domínios próximos.
O Domínio Amazônico é caracterizado por depressões, planícies e planaltos em baixas altitudes, com a presença da maior floresta do mundo, a Amazônia, e por uma grande rede de rios e afluentes, que possibilita o transporte da população.
No Domínio do Cerrado, prevalecem as gramíneas e arbustivas, com árvores de pequeno porte, prevalecem as gramíneas e arbustivas, com árvores de pequeno porte, mas pode existir vegetação densa em alguns pontos. Ele está presente em planaltos de altitude variada (podendo chegar a 1 700 metros), com pouca densidade de rios e solos pouco férteis, o que traz desafios específicos para a produção agrícola nessa área.
O Domínio dos Mares de Morros é marcado por uma vegetação densa e muito diversa, em que se localiza a Mata Atlântica, e ocupa áreas com grande presença de serras e morros já bastantes desgastados pela erosão. É nesse domínio que se situam as maiores concentrações populacionais do território brasileiro, com destaque para as cidades de São Paulo e Rio de Janeiro.
No Domínio da Caatinga Domínio da Caatinga, a vegetação é adaptada ao clima quente e seco, ocupando áreas, a vegetação é adaptada ao clima quente e seco, ocupando áreas de depressões e planaltos (que chegam a ter até 800 metros de altitude).
O regime de chuvas irregular e muito baixo é insuficiente para a manutenção dos rios, que são intermitentes e sazonais. Embora seja a área semiárida mais populosa do mundo, os longos e frequentes períodos de estiagem prejudicam as atividades econômicas realizadas na região e impõem dificuldades para grande parte de seus habitantes. A perda de cultivos agrícolas e criações de animais são alguns exemplos.
O Domínio das Araucárias apresenta vegetação de grande porte e está situada em áreas planálticas, com rochas de origem sedimentar e vulcânica. Nessas regiões, o regime de chuvas é bem distribuído ao longo do ano e, muitas vezes, as massas de ar polar atuam diminuindo a temperatura.
O Domínio das Pradarias
Domínio das Pradarias está situado em climas típicos da Zona temperada, com o predomínio de gramíneas. Ele estende-se pelo sul do Brasil até o Uruguai e a Argentina; o relevo é formado predominantemente por colinas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário