segunda-feira, 8 de dezembro de 2025

Austrália

A Austrália está entre os dez maiores países em extensão territorial do mundo. Entre as atividades econômicas desenvolvidas no país, destacam-se a exploração de minerais em larga escala e o turismo . País de colonização inglesa, possui uma população composta também de povos originários.

Colonização


As terras correspondentes à atual Austrália foram povoadas milhares de anos antes da chegada dos europeus. Os aborígines, primeiros habitantes dessas terras, lá se estabeleceram entre 50 mil e 60 mil anos atrás, de acordo com estu dos arqueológicos. 
Para alguns, viviam nessas terras cerca de 1 milhão de aborígines até o início da ocupação do território pelos britânicos, no fim do século XVIII. Eles eram caçadores e seminômades, ou seja, permaneciam por um tempo em certo local e depois migravam para outras terras. 
No século XVII, navegadores holandeses exploraram a costa da atual Austrá lia e deram-lhe o nome de Nova Holanda, mas não tomaram iniciativas coloniza doras. Isso seria feito pelos ingleses a partir de 1770, quando o capitão James Cook explorou e mapeou a costa leste para o governo britânico. 
Em 1788, depois da independência dos Estados Unidos, os britânicos transfor maram o território da atual Austrália em colônia penal e passaram a ocupá-lo, des considerando os habitantes aborígines. Estima-se que mais de 160 mil prisioneiros, muitos condenados por pequenos crimes, tenham sido levados para a colônia penal britânica. 
Os aborígines resistiram à ocupação, mas os britânicos dizimaram grande parte deles e conseguiram expulsá-los para o interior. Com o tempo, os ingleses tomaram posse das terras, enviando homens livres para colonizá-las. As terras foram declaradas de domínio da Coroa inglesa, que as dividiu em seis colônias.

População 


Resultado da colonização inglesa, a população australiana, estimada em cerca de 24,9 milhões pelo Australian Bureau of Statistics em 2018, é formada por descendentes de europeus, por imigrantes de várias nacionalidades, que compõem 5% desse total, e por aborígines, cerca de 1% da população total. Ainda hoje os aborígines são discriminados na sociedade australiana. 
A maioria vive em áreas afastadas, e os que habitam as grandes cidades recebem sa lários até três vezes mais baixos do que os dos brancos, além de sofrer com o desemprego e viver em condições precárias. 
Como grande parte da Austrália é dominada pelos climas árido e semiárido, a maioria da população australiana vive na costa leste do país, onde ficam as cidades de Sydney e Melbourne. 
Em razão do número relativamente reduzido de habitan tes, o governo incentiva a imigração de profissionais, sendo, portanto, encontradas pessoas de diversas nacionalidades no país, como ingleses, irlandeses, escoceses, italianos, alemães, chineses e indianos.
A Austrália apresenta excelentes indicadores de saúde, educação e renda. Em 2017, o país estava na terceira posição no ranking do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), atrás somente da Noruega e da Suíça.

Economia 


No território australiano, as atividades industriais e agropecuárias estão presen tes, mas a maior parte da economia do país é representada pelo setor de serviços. A produção de bovinos e de ovinos é importante no país e ocupa grande parte do território australiano.
A Austrália está entre os maiores expor tadores de carne do mundo, e parte dessa produção segue para países europeus. Entre os produtos agrícolas, o trigo é o de maior destaque, sendo um item relevante nas exportações da Austrália. 
O cultivo da cana-de-açúcar também é importante, destinando-se ao mercado interno, para a produção de açúcar. Apenas 10% do território apresenta áreas agricultáveis, mas o uso de tecnologias moder nas permite uma produção elevada.

Nenhum comentário:

Divisão do espaço europeu

Adotamos a divisão do continente em Europa ocidental e Europa oriental, considerando o critério socioeconômico. A Europa ocidental engloba o...