O desenvolvimento da atividade industrial possibilitou transformações nas técnicas agrícolas, com a introdução de máquinas e outros equipamentos no es paço rural. Tal fato contribuiu para o aumento da produção, sem ser necessário ampliar a área de cultivo, caracterizando um aumento de produtividade.
No entanto, já no século XIX, a crescente população urbana, o aumento da po pulação em geral, as novas mercadorias produzidas com matérias-primas agrícolas e as demandas geradas pela alimentação para abastecer a atividade pecuária exigiram também a ampliação das áreas agrícolas nos diversos continentes. O desenvolvimento tecnológico aplicado à agricultura e as significativas transfor mações no modo de produção rural e nas relações de trabalho no campo ficaram conhecidos como Revolução Agrícola.
As bases técnicas da Revolução Agrícola foram propiciadas, sobretudo, pelas indústrias fornecedoras de insumos para a agricultura (máquinas, sementes se lecionadas, agrotóxicos, adubos e fertilizantes químicos, por exemplo). Os períodos de expansão colonial constituíram fases importantes da expansão agrícola.
Nas terras colonizadas pelos europeus na América e, posterior mente, naquelas tomadas durante a expansão imperialista na África e na Ásia, no século XIX, foi implantado o sistema de plantation, responsável por abastecer o mercado europeu.
Após a Segunda Guerra Mundial, com o processo de descolonização em an damento, os países desenvolvidos criaram uma estratégia de incremento da pro dução agrícola mundial: era o início da Revolução Verde. Concebida nos Estados Unidos, objetivava combater a fome e a miséria nos países então considerados subdesenvolvidos, por meio da introdução de um “pacote tecnológico”, que con sistia em novas técnicas de cultivo, equipamentos para mecanização, fertilizan tes, defensivos agrícolas e sementes selecionadas.
Embora a Revolução Verde tenha contribuído para o aumento da produtivi dade em escala mundial, ela acarretou problemas de concentração da proprieda de rural, pois apenas os grandes proprietários rurais tiveram acesso ao “pacote tecnológico”. Desse modo, a competição nos novos parâmetros de produtividade ocorreu em detrimento dos pequenos produtores.
Nenhum comentário:
Postar um comentário