É a instituição parlamentar da União Europeia, composta de representantes políticos dos países-membros do bloco, escolhidos por meio de eleição direta, a cada cinco anos. Alguns historiadores identificam na união de Bélgica, Países Baixos e Luxembur go, em 1944, que resultou no Benelux – da sigla composta dos nomes desses países, em que a sílaba “ne” corresponde a Países Baixos (Netherlands, em inglês) –, a pri meira organização que inspirou a criação da União Europeia.
Outro momento importante rumo a uma maior cooperação entre países eu ropeus ocorreu em 1952, ano de criação da Comunidade Europeia do Carvão e do Aço (Ceca), resultado de um tratado assinado em Paris (França) que reuniu Alema nha, Bélgica, França, Países Baixos, Itália e Luxemburgo. Esses países decidiram não cobrar as taxas de importação e exportação sobre o comércio de carvão e aço quando as transações fossem entre eles.
Em 1957, os seis países que formaram a Ceca criaram o Mercado Comum Eu ropeu, também chamado de Comunidade Econômica Europeia (CEE), que previa, entre outras medidas, a liberação do fluxo de trabalhadores entre seus integrantes. Em 1973, mais três países ingressaram na CEE: Dinamarca, Irlanda e Reino Unido.
Em 1981 foi a vez da Grécia. Cinco anos mais tarde, Espanha e Portugal passaram a ser membros do bloco, constituindo a “Europa dos doze”. Em 1985, França, Alemanha, Bélgica, Países Baixos e Luxemburgo decidiram eliminar o controle das fronteiras comuns, facilitando o fluxo de pessoas. Era o começo do Espaço Schengen.
Em uma reunião dos países-membros do Mercado Comum Europeu realizada em 1993, redefiniu-se esse nome para União Europeia e foi criada uma moeda comum, o euro. Seis anos depois, o euro já era usado em transações comerciais, mas só em 2002 chegou como dinheiro circulante (cédulas e moedas) nos países que o aceitaram como moeda, criando-se a zona do euro.
Outras decisões tomadas naquela reunião foram a permissão para a livre cir culação de cidadãos europeus entre os países-membros; estímulo à livre circulação de mercadorias entre os países do bloco; criação do Banco Central Europeu, loca lizado em Frankfurt (Alemanha) para fiscalizar as contas dos países-membros.
A partir daí, a União Europeia viu seu grupo de países crescer. Em 1995, ingres saram a Áustria, a Finlândia e a Suécia. Dez países se tornaram membros em 2004: Chipre, Eslováquia, Eslovênia, Estônia, Hungria, Letônia, Lituânia, Malta, Polônia e República Tcheca. Em 2007, entraram para o bloco a Bulgária e a Romênia. A Croácia passou a fazer parte da União Europeia em 2013.
O Parlamento Europeu é formado por 751 deputados, que elegem o presiden te da Comissão Europeia, a instituição responsável por formular políticas e pro postas de leis e por aplicar a legislação da União Europeia. No Parlamento se discutem, desde 2009, ano em que o Tratado de Lisboa passou a vigorar, o orça mento e a política agrícola do bloco. Outra questão em debate diz respeito à crise migratória.
Nenhum comentário:
Postar um comentário