segunda-feira, 8 de dezembro de 2025

As redes geográficas

As redes são sistemas que interligam e estruturam relações entre diversos pontos dos territórios dos países e entre os países, portanto, em nível mundial. Elas contribuem para a circulação ou o fluxo de mercadorias, capitais, informa ções e pessoas entre os diferentes pontos do planeta.
No caso das informações e dos capitais, podemos considerar que o fluxo é virtual, pois não vemos as informações ou o capital circulando de um local para outro. Quando, por exemplo, uma pessoa paga um serviço ou compra uma merca doria usando cartão de débito, o valor correspondente a esse serviço ou compra sai de modo instantâneo de sua conta-corrente e é creditado na conta-corrente do vendedor.
Nesse caso, não há circulação de dinheiro físico. Em cada etapa do desenvolvimento industrial, e mesmo antes, estrutura ram-se diferentes redes, que foram sendo incorporadas ao espaço geográfico e provocaram diversos tipos de alteração nas paisagens dos territórios dos países e nas relações entre a sociedade e a natureza.
Assim, no mundo atual, temos diversas redes: redes viárias ou de transportes de vários tipos (aéreas; rodoviárias; ferroviárias; de metrôs e trens urbanos; rodoviária municipal; navegação marítima, fluvial e lacustre); elétricas, de comu nicação por satélite artificial; de cabos de fibra óptica; de antenas para celulares; de produção de empresas multinacionais; de circulação de capitais entre bolsas de valores; de telefonia móvel; de telefonia fixa.
Umas dependem do suporte material, que outras proporcionam: por exemplo, para que haja circulação de capitais entre bolsas de valores, é necessário que existam satélites artificiais de comunicação e cabos de fibra óptica.

Nenhum comentário:

Divisão do espaço europeu

Adotamos a divisão do continente em Europa ocidental e Europa oriental, considerando o critério socioeconômico. A Europa ocidental engloba o...