segunda-feira, 8 de dezembro de 2025

Espaço Schengen

O Acordo de Schengen, firmado em 1985, facilitou o fluxo de pessoas entre países europeus. Ele foi assinado na cidade de Schengen (Luxemburgo), que se localiza próximo à tríplice fronteira entre Alemanha, França e Luxemburgo. Inicialmente, esses três países, além de Bélgica e Países Baixos, concordaram em fortalecer suas fronteiras externas e em eliminar o controle interno. Isso tornou mais simples a vida de sua população e de turistas, que não necessitavam mais apresentar documentos para circular entre eles. Aos poucos, outros países aceitaram os termos do acordo e passaram a fazer parte dessa área de livre circulação de pessoas, o Espaço Schengen.
Em 1999, o Acordo de Schengen foi integrado à União Europeia, mas nem todos os seus membros aderiram completamente a ele. O Reino Unido e a Irlanda não aceitaram as normas e ainda exigem docu mento de identidade dos europeus, mas concordaram em trocar informações com os demais países, prin cipalmente relativas a segurança e controle do terrorismo. Por outro lado, há países que não fazem parte da UE, mas integram o Espaço Schengen, como Islândia, Suíça e Noruega. O acordo também prevê que, em situações excepcionais, alguns países retomem o controle fronteiriço temporariamente.

Nenhum comentário:

Divisão do espaço europeu

Adotamos a divisão do continente em Europa ocidental e Europa oriental, considerando o critério socioeconômico. A Europa ocidental engloba o...