Assim como a Rússia, a Turquia também descende de um importante império do passado. Trata-se do Império Otomano, cujo núcleo se concentrava nos limites territoriais turcos atuais.
Território e população
Com um território de 774 820 km2, a Turquia está em uma posição estratégica, pois permite a ligação terrestre entre a Europa e o Oriente Médio por meio de pontes sobre o estreito de Bósforo.
A Turquia possuía cerca de 80 milhões de habitantes em 2016, de acordo com o Banco Mundial. Nas últimas décadas, a população turca vem apresentando uma redução das taxas de natalidade e sua pirâmide reflete um país em transição demográfica.
De acordo com o Relatório de Desenvolvimento Humano de 2016, a expecta
tiva de vida ao nascer na Turquia era de 75,5 anos. Quanto à escolaridade, a média
de anos de estudo era de 7,9 anos, ou seja, menos que o necessário para concluir
o Ensino Fundamental, que, em geral, é de 8 anos. Apenas 43,5% das mulheres
haviam concluído o Ensino Médio, enquanto entre os homens esse indicador che
gava a 64,8%.
De acordo com o Relatório de Desenvolvimento Humano de 2016, a expectativa de vida ao nascer na Turquia era de 75,5 anos. Quanto à escolaridade, a média de anos de estudo era de 7,9 anos, ou seja, menos que o necessário para concluir o Ensino Fundamental, que, em geral, é de 8 anos. Apenas 43,5% das mulheres haviam concluído o Ensino Médio, enquanto entre os homens esse indicador chegava a 64,8%.
Principais cidades
Cerca de 72% da população turca era urbana em 2016, de acordo com o Banco Mundial. Istambul, a maior cidade do país, com cerca de 13,5 milhões de habitantes na área metropolitana, é dividida pelo estreito de Bósforo. Uma pequena parte de seu território está localizada na Europa e a outra parte, na Ásia, o que dá à cidade um caráter muito particular.
Ancara, com 4,5 milhões de habitantes, é a capital da Turquia e sede do governo e do poder de Estado. Istambul é o polo econômico e cultural do país.
Atividades econômicas
Os produtos que a Turquia exporta são bastante diversificados, o que constitui uma vantagem para o país, pois, se algum item tem seu preço diminuído, outro pode compensar com uma eventual valorização.
Em 2016, a Turquia era a 29a maior economia de exportação do mundo. Ouro, carros, caminhões e peças de veículos eram seus principais produtos de exportação, cujos principais destinos eram Alemanha, Reino Unido, Itália e Estados Unidos.
Por causa das condições naturais do território turco, apenas 35% das terras são aráveis e quase 20% das terras cultivadas são irrigadas. As frutas representam mais de três quartos dos produtos agrícolas. A Turquia é o maior produtor mundial de damascos, avelãs e figos. Também merece destaque a produção de azeitonas, uvas e trigo.
Rússia e Turquia têm uma posição geográfica estratégica que permite a ligação terrestre entre a Europa e a Ásia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário