domingo, 16 de novembro de 2025

Os centros da moda no mundo

As conexões estabelecidas a partir das trocas comerciais interferiram em todas as esferas da vida social, inclusive no comércio de tecidos, roupas e tapeçarias. Os processos relacionados à produção de vestimentas estão inseridos em uma teia de relações que envolve desde a fragmentação da produção, em que os modelos são projetados em um país e produzidos em outros, até na forma de se vestir, em que pessoas se identificam com diferentes características identitárias e culturais. Com a Segunda Revolução Industrial e com o desenvolvimento da indústria têxtil por toda a Europa, padrões de design e qualidade de alfaiataria começaram a ser desenvolvidos, dando origem às principais grifes da moda. A representação do gosto das elites pelas produções de cidades como Milão (Itália), Paris (França), Londres (Inglaterra) e Nova York (Estados Unidos) criou uma indústria seletiva de consumo direcionada aos grupos sociais mais ricos e sendo desejo de outros grupos sociais menos favorecidos. No entanto, as escolas da moda têm se descentralizado da Europa em cidades como Tóquio (Japão), Seul (Coreia do Sul), Toronto (Canadá) e Mumbai (Índia). Esses locais se destacam em suas criações e passaram a ter influência na forma de vestir em todos os países do mundo.

Além dessas cidades globais da moda, existem outras no mundo que têm influência em determinados seguimen tos, como é o caso de São Paulo e Rio de Janeiro, no Brasil. O Brasil ocupa o 5o lugar do ranking produtivo de calçados em razão das atividades relacionadas ao setor pecuário, como a disponibilização de couro. Analise o gráfico a seguir. A indústria da moda tem uma cadeia produtiva com plexa e articula diferentes setores: agropecuário, químico, design, publicidade, propaganda e mídia especializada que se utiliza de técnicas, tecnologias e pesquisa científica para analisar tecidos e couros. A Divisão Internacional do Trabalho estabelece os lugares onde serão realizadas cada uma das etapas da produção: matéria-prima, planejamento, estraté gia, venda, entre outras, o que resulta em distintos valores de custos da produção.

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