segunda-feira, 16 de fevereiro de 2026

AMÉRICA: ORGANISMOS DE INTEGRAÇÃO

Os organismos de integração internacional têm como objetivo incentivar o intercâmbio cultural, político e econômico entre nações. Há diversos organismos no mundo, alguns com caráter bastante dinâmico, como os blocos econômicos, cujos objetivos e constituição podem ser alterados em razão de mudanças nos governos e na relação entre os membros.

Associação Latino-Americana de Integração (Aladi) 


Criada em 1980, com foco na integração econômica dos 13 países-membros. Em 2022, a Nicarágua estava em processo de adesão à Aladi.

União de Nações Sul-Americanas (Unasul) 


Composta inicialmente por 12 países sul-americanos, a Unasul foi criada em 2008 visando à integração cultural, social, econômica e política. Mudanças políticas provocaram um esvaziamento da orga nização que, em 2022, contava apenas com Guiana, Suriname e Venezuela.

Foro para o Progresso da América do Sul (Prosul) 


Criado em 2019, é uma organização de países sul-americanos que tem como objetivo intensificar conversas para viabili zar transações econômicas mais eficientes entre os membros.

Acordo Estados Unidos-México-Canadá (USMCA) 


Prevê a eliminação gradual das barreiras ao comércio, permitindo a livre circulação de mer cadorias, e atualiza o antigo acordo, chamado Tratado de Livre-Comércio da América do Norte (Nafta), que vigorava desde 1994.

Mercado Comum do Sul (Mercosul) 


Formado em 1991 por Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai, tem como objetivo a integração econômica e comercial por meio da livre circulação de bens, serviços e capitais. Desde a sua criação, o bloco enfrenta dificuldades para concluir essa integração, principalmente por causa das grandes diferenças econômicas entre os países-membros. 

Comunidade Andina (CAN) 


Instituída em 1969 como Pacto Andino, passou a adotar o nome atual em 2006, com o objetivo de promover a integração comercial, política e econômica entre os membros.

Comunidade do Caribe (Caricom) 


Criada em 1973, é constituída por 15 Estados-membros e cinco associados, o objetivo é a cooperação econômica e política. A organização também desenvolve projetos comuns nas áreas de saúde, educação e comunicação.

Mercado Comum Centro-Americano (MCCA) 


Criado em 1960, engloba cinco países da América Central. A organização busca a integração econômica, política e cultural dos países-membros.

Aliança Bolivariana Para os Povos da Nossa América (Alba) 


Foi criada em 2004, estabelecendo a cooperação política, econômica e social entre os membros, se posicionando contra a influência exercida pelos Estados Unidos na região.

Organização dos Estados Americanos ( OEA) 


Criada em 1948 com objetivo de manter a paz e a democracia no continente.

Organização de Estados Ibero-Americanos ( OEI) 


Surgiu em 1949, com o objetivo de promover a cooperação entre os países ibero-americanos nos campos da ciência, educação e cultura. Espanha, Guiné Equatorial e Portugal também fazem parte da organização.

Nenhum comentário:

AMÉRICA: ORGANISMOS DE INTEGRAÇÃO

Os organismos de integração internacional têm como objetivo incentivar o intercâmbio cultural, político e econômico entre nações. Há diverso...