quinta-feira, 5 de fevereiro de 2026

Expansão da industrialização no mundo


A partir dos anos 1970, o processo de expansão da industrialização pelo mundo incluiu os países asiáticos, dando origem aos chamados Tigres Asiáticos (Taiwan, Cingapura, Coreia do Sul e Hong Kong). A partir dos anos 2000, despontaram os Novos Tigres Asiáticos (Tailândia, Filipinas, Indonésia e Malásia). Desde o início, esses países destinaram sua produção industrial ao mercado externo.
Esse processo favoreceu uma importante mudança na lógica da produção industrial. A indústria deixou de produzir uma mercadoria do início ao fim, passan do a dividir as etapas de produção no espaço geográfico. Isso significa que em presas transnacionais passaram a usar suas unidades fabris espalhadas pelo mundo para produzir partes dos produtos que, depois, eram reunidas na fábrica de determinado país para a montagem final da mercadoria.
A produção, portanto, passou a ser feita por meio de uma rede geográfica, com a participação integrada de várias fábricas para a obtenção da mercadoria final.
As empresas transnacionais obtiveram vantagens com essa divisão do traba lho, como isenções fiscais. Com o aumento da quantidade de peças iguais produzidas, as máquinas, por exemplo, passaram a ter mais produtividade, garan tindo a essas empresas retorno mais rápido dos investimentos em capital fixo (imóveis, máquinas e equipamentos). Entretanto, o fator que mais favorece a atuação das transnacionais é a isenção fiscal, ou seja, a dispensa do pagamento de tributos.
Os governos de determinados países (no caso do Brasil, vários governos estaduais) disputam a presença dessas fábricas para gerar empregos e arrecadar impostos com as vendas dos produtos. Nessa disputa, oferecem uma série de vantagens às empresas, como terreno gratuito para a instalação da fábrica e liberação da cobrança de impostos da produção por vários anos seguidos.

Nenhum comentário:

Globalização e exclusão social

A globalização integra os países de forma desigual: enquanto alguns participam de maneira desvantajosa, endividando-se e tornando-se mais po...