quarta-feira, 17 de dezembro de 2025

Climas do Brasil

Como a maior parte do território brasileiro está localizada na zona tropical ou intertropical do planeta, em nosso país predominam os climas quentes, de vido aos altos níveis de insolação durante o ano todo.
Além da posição geográfica, as massas de ar equatoriais e tropicais também atuam proporcionando duas estações bem definidas durante o ano: uma seca e outra chuvosa, ambas com médias de temperatura elevadas. 
Devemos lembrar que na porção meridional do país há o domínio do clima subtropical ou temperado, em que o inverno apresenta temperaturas médias mais baixas do que em outras partes do Brasil, principalmente em decorrência da intensa influência das frentes frias polares.
Analise atentamente o mapa, as legendas explicativas e os climogra mas das próximas páginas para co nhecer as principais características dos tipos de clima predominantes no Brasil, sobretudo em relação à atua ção das massas de ar, às médias de temperatura e de precipitação ou de pluviosidade, além de outros aspec tos climáticos importantes.

Clima subtropical: caracteriza-se pelo domínio das massas de ar tropical atlântica (mTa), tropical continental (mTc) e polar atlântica (mPa). Apresenta verões quentes e invernos com as temperaturas mais baixas do país, o que acarreta uma média térmica anual em torno de 18 ºC. Outra característica importante desse clima são as chuvas bem distribuídas durante todos os meses do ano (com cerca de 1 500 mm anuais).

Clima semiárido: caracteriza-se pelo domínio das massas de ar equatorial Atlântico Norte (mEan) e tropical atlântica (mTa), com temperatura média anual de 27 ºC e precipitação escassa (cerca de 750 mm), distribuída irregularmente durante o ano.

Clima tropical típico: caracteriza-se pelo domínio das massas de ar tropical atlântica (mTa), tropical continental (mTc) e equatorial continental (mEc). Apresenta elevado nível de pluviosidade (com cerca de 1 500 mm anuais), temperatura média de 24 ºC e duas estações do ano bem definidas: uma seca (de maio a setembro) e outra chuvosa (de outubro a abril).

Clima equatorial: caracteriza-se pelos domínios das massas de ar equatorial continental (mEc) e equatorial Atlântico Norte (mEan), com pluviosidade média anual em torno de 2 500 mm, originando um tipo de clima extremamente úmido, sobretudo devido à Floresta Amazônica.

Nenhum comentário:

REGIÃO CENTRO-OESTE

Centro-Oeste: povoamento, urbanização e agronegócio O Brasil é o segundo maior produtor de soja do mundo, atrás apenas dos Estados Unidos. D...